Saúde – Apple Watch: Como o relógio inteligente pode ajudar a monitorar sua saúde

Uma ferramenta para que pacientes vivam dias mais saudáveis.

O Apple Watch é uma ferramenta poderosa para ajudar pacientes a viverem uma vida mais saudável. Ele oferece recursos valiosos em várias áreas, incluindo saúde do coração, mobilidade, atividades físicas, medicamentos e muito mais.

Anúncios

Nesta seção, iremos explorar alguns dos recursos mais importantes relacionados à saúde do coração.

Notificações de frequência cardíaca

Apple Watch

O Apple Watch monitora constantemente a frequência cardíaca para verificar se ela está muito alta ou muito baixa, o que pode indicar um problema sério não diagnosticado. Isso ajuda a identificar situações que exijam uma avaliação mais detalhada.

Se a frequência cardíaca for superior a 120 BPM ou inferior a 40 BPM após mais de 10 minutos de repouso, o usuário receberá uma notificação. O limite de batimentos por minuto pode ser ajustado e as notificações, desativadas a qualquer momento.

Todas elas podem ser vistas no app Saúde do iPhone com data, horário e frequência cardíaca.

Anúncios

Notificações de ritmo cardíaco irregular

Apple Watch

Este recurso procura, de forma aleatória, por ritmos cardíacos irregulares que podem sugerir um caso de fibrilação atrial (AFib).

As notificações de ritmo cardíaco irregular usam o sensor cardíaco óptico do Apple Watch para identificar a onda do pulso e analisar as variações nos intervalos entre os batimentos em repouso.

Se o algoritmo encontrar repetidamente um ritmo irregular que sinalize AFib, o paciente receberá um aviso, e a data, o horário e a frequência cardíaca serão registrados no app Saúde.

App ECG

Apple Watch

O app ECG permite que pacientes que apresentem batimentos acelerados, descompassados ou que receberam uma notificação de ritmo cardíaco irregular façam um eletrocardiograma e registrem seus sintomas.

Esses dados reais dão apoio para tomar decisões rápidas e bem-informadas sobre avaliações e tratamento.

Por meio do sensor cardíaco elétrico integrado à Digital Crown e ao cristal da parte de trás, o app ECG registra um eletrocardiograma de derivação única similar ao de derivação I.

O resultado pode ser: ritmo sinusal, fibrilação atrial, fibrilação atrial com frequência cardíaca alta ou leitura inconclusiva. Depois, o app recomenda que o usuário informe sintomas, como batimentos acelerados, palpitações, tontura ou fadiga.

Um resultado inconclusivo poderá ocorrer pela presença de arritmias que não sejam AFib, pela presença de CDI (cardioversor desfibrilador implantável) ou marca-passo, ou por sinal elétrico fraco causado pelo desvio do eixo direito.

A onda, os resultados, a data, o horário e os sintomas identificados são gravados e podem ser exportados do app Saúde em PDF e compartilhados com o médico.

E, se o paciente perceber sinais de um problema mais grave, pode ligar imediatamente para os serviços de emergência.

Como o app ECG funciona

Para usar o app ECG, basta abrir o aplicativo no Apple Watch Series 4 ou posterior, apoiar os braços em uma mesa ou no colo e manter o dedo indicador na Digital Crown por 30 segundos.

Depois de analisar a classificação do ritmo cardíaco e registrar os sintomas, é possível ver e exportar a forma de onda do ECG, a classificação do ritmo cardíaco, a data e o horário do registro e os sintomas informados no app Saúde do iPhone.

Os resultados também podem ser compartilhados com o médico em formato PDF.

1. Abra o app ECG no Apple Watch Series 4 ou posterior.

Apple Watch

2. Apoie os braços em uma mesa ou no seu colo e mantenha o dedo indicador na Digital Crown por 30 segundos.

Apple Watch

3. Analise a classificação do ritmo cardíaco e registre os sintomas.

4. No app Saúde do iPhone, veja e exporte a forma de onda do ECG, a classificação do ritmo cardíaco, a data e o horário do registro e os sintomas informados.

5. Compartilhe os resultados com seu médico no formato PDF.

Histórico de Fibrilação Atrial

Este recurso oferece informações sobre estilo de vida e monitoramento a longo prazo da frequência dos sinais de fibrilação atrial para pacientes com esse diagnóstico.

Durante o uso do Apple Watch, notificações com o tempo estimado do período em fibrilação atrial serão emitidas a cada semana. Um histórico é exibido no app Saúde. As pessoas também podem acompanhar fatores do estilo de

Compare os modelos de Apple Watch

Ao escolher um Apple Watch, é importante saber quais recursos estão disponíveis em cada modelo.

Nesta seção, vou comparar os modelos mais recentes de Apple Watch, incluindo o Apple Watch Series 3, Apple Watch SE, Apple Watch Series 4 e 5, Apple Watch Series 6 ou posterior e Apple Watch Ultra. Abaixo, listei os recursos mais importantes de cada modelo.

Aqui está uma tabela comparando os diferentes modelos de Apple Watch com base nos recursos e sensores mencionados:

Recurso / ModeloApple Watch Series 3
Apple Watch SEApple Watch Series 4 e 5Apple Watch Series 6 ou posteriorApple Watch Ultra
Notificações de frequência cardíacaSimSimSimSimSim
Notificações de ritmo cardíaco irregularSimSimSimSimSim
Histórico de Fibrilação AtrialNãoNãoSimSimSim
App ECGNãoNãoSimSimSim
Notificações de preparo cardiovascular baixoSimSimSimSimSim
Nível de oxigênio no sangueNãoNãoNãoSimSim
Detecção de quedaNãoSimSimSimSim
SensoresSensor cardíaco ópticoSensor cardíaco ópticoSensor cardíaco óptico e elétricoSensor cardíaco óptico e elétricoSensor cardíaco óptico e elétrico
e GPSe GPS
Acelerômetro e giroscópioSimSimSimSimSim

Esta tabela fornece uma visão geral dos recursos e sensores disponíveis em cada modelo de Apple Watch.

Detecção de queda

Todos os modelos de Apple Watch a partir do Series 4 possuem a detecção de queda. Quando o relógio detecta uma queda, ele mostra um alerta que permite ligar para os serviços de emergência ou ignorar a notificação.

Se a pessoa não conseguir responder em até um minuto, o Apple Watch ligará automaticamente para o resgate e enviará uma mensagem aos contatos de emergência. Todas as quedas detectadas são registradas no app Saúde.

Ficha Médica

A Ficha Médica é um recurso disponível em todos os modelos de Apple Watch.

Ele permite que as equipes de resgate e médica do atendimento de emergência acessem os dados de saúde mais importantes pela Tela Bloqueada do iPhone ou do Apple Watch sem precisar de senha nem comprometer a privacidade de pacientes.

É possível informar condições relevantes, como alergias, medicamentos de uso contínuo, problemas de saúde, contatos de emergência e escolha de doação de órgãos. Basta preencher a Ficha Médica no app Saúde do iPhone.

Medicamentos

O recurso Medicamentos está disponível em todos os modelos de Apple Watch e ajuda pacientes a monitorar e gerenciar os remédios que tomam.

É possível receber lembretes caso não tenha registrado um remédio no horário determinado, ver a regularidade do tratamento e revisar a lista de medicamentos em uso.

Acompanhamento de Ciclo

O recurso Acompanhamento de Ciclo está disponível em todos os modelos de Apple Watch e permite que pacientes monitorem o ciclo menstrual, registrem sintomas e recebam notificações da próxima menstruação e período fértil.

Também é possível receber notificações quando há sinais de inconsistência, como períodos irregulares, que podem estar associados a um problema de saúde não diagnosticado.

Pensado para segurança e privacidade

Todos os modelos de Apple Watch são pensados para segurança e privacidade. Quando o iPhone ou o iPad está bloqueado por senha, Touch ID ou Face ID, todos os dados do app Saúde ficam criptografados no aparelho.

Se a pessoa optar por sincronizar seus dados de saúde com o iCloud, as informações continuam protegidas na transferência e no armazenamento.

Ao comparar os modelos de Apple Watch, é importante levar em consideração quais recursos são mais importantes para suas necessidades individuais.

Espero que esta comparação tenha ajudado a esclarecer quais recursos estão disponíveis em cada modelo.

Autor-deste-Artigo
Anúncios

Deixe um comentário